Fluminense é o clube que mais revelou goleiros para a Seleção Brasileira em Copas do Mundo

PUBLICIDADE

fluminense-e-o-clube-que-mais-revelou-goleiros-para-a-selecao-brasileira-em-copas-do-mundo

Mesmo sem convocados em 2026, o Tricolor segue líder histórico em goleiros chamados para defender o Brasil em Mundiais

O Fluminense não tem um representante na Seleção Brasileira desde 2014, quando Fred foi convocado. Mas o Tricolor mantém uma tradição importante. O clube é o que mais teve goleiros chamados para defender o Brasil em Mundiais.

Ao todo, seis goleiros tricolores participaram de nove convocações do Brasil para Copas. A lista reúne Velloso, Batatais, Castilho, Veludo, Félix e Paulo Victor, nomes que marcaram época no futebol brasileiro.

O principal destaque é Castilho, considerado um dos maiores ídolos da história do clube. O goleiro foi convocado para quatro Copas do Mundo. Assim, foi reserva em 1950, titular em 1954 e integrou os elencos campeões de 1958 e 1962.

Goleiros que fizeram história

Antes de Castilho, Batatais representou o Fluminense na Copa de 1938, que teve a França como sede. O goleiro foi titular na vitória por 6 a 5 sobre a Polônia, mas perdeu a posição nos jogos seguintes e voltou a atuar na disputa do terceiro lugar.

Félix brilhou na campanha do tricampeonato mundial em 1970. O goleiro foi titular nos seis jogos disputados no México, realizou defesas decisivas e se tornou um dos goleiros mais importantes da história da Seleção Brasileira.

Em 2020, Paulo Victor acompanhou a cerimônia de inauguração da placa que nomeou o Centro de Treinamento Carlos Castilho. Foto: Lucas Merçon/Fluminense FC
Em 2020, Paulo Victor acompanhou a cerimônia de inauguração da placa que nomeou o Centro de Treinamento Carlos Castilho. Foto: Lucas Merçon/Fluminense FC

Paulo Victor completa a lista dos goleiros tricolores em Mundiais. O goleiro foi convocado para a Copa do Mundo de 1986, no México. No entanto, foi reserva de Carlos durante toda a campanha brasileira na competição.

Feitos únicos em Copas do Mundo

Voltando na linha do tempo, Velloso foi o primeiro goleiro do Fluminense convocado para uma Copa. Em 1930, no Uruguai, começou como reserva, mas assumiu a titularidade na vitória por 4 a 0 sobre a Bolívia.

Veludo participou da Copa de 1954 como reserva de Castilho. A convocação da dupla marcou a única vez na história dos Mundiais em que dois goleiros do mesmo clube integraram a Seleção Brasileira.

Imagem gerada por inteligência artificial – Gemini
Imagem gerada por inteligência artificial – Gemini

Mais recentes

PUBLICIDADE

Rolar para cima