Quarteto foi comunicado por Alexandre Mattos de que não fazem parte dos planos de Cuca e estão liberados para buscar novos clubes
O Santos iniciou uma nova etapa de reformulação do elenco para a sequência da temporada. Antes mesmo da reapresentação do grupo nesta segunda-feira (22), no CT Rei Pelé, o Peixe comunicou a saída de quarteto, que vinha sem espaço com Cuca.
O lateral-direito Mayke, o volante Zé Rafael, o volante Tomás Rincón e o zagueiro Zé Ivaldo não fazem mais parte dos planos da comissão técnica e estão liberados para procurar novas equipes. Segundo o setorista Vagner Frederico, os quatro não apareceram no CT.
A decisão foi tomada pelo departamento de futebol, liderado por Alexandre Mattos, com o aval do presidente Marcelo Teixeira e respaldo do técnico Cuca. A medida faz parte do processo de reestruturação do elenco, que busca reduzir custos, equilibrar o grupo e abrir espaço para novas alternativas na equipe.

Caso a caso: ‘barca’ tem início na Vila Belmiro
O caso de Mayke chama atenção pelo alto investimento realizado pelo clube. O lateral recebe um dos maiores salários do elenco, próximo de R$ 1 milhão por mês, mas não conseguiu se firmar desde sua chegada à Vila Belmiro.
Mayke e Zé Rafael desembarcaram no Santos após uma trajetória vitoriosa pelo Palmeiras, mas tiveram passagens marcadas por problemas físicos e atuações abaixo das expectativas. Ambos perderam espaço ao longo da temporada e passaram a ser alvos frequentes de críticas da torcida.

Já Tomás Rincón, uma das lideranças do grupo, deixou de ser peça importante para a comissão técnica. O venezuelano vinha recebendo poucas oportunidades e possui contrato próximo do fim. Zé Ivaldo, contratado junto ao Cruzeiro no início do ano, também não convenceu. O defensor acumulou falhas durante o primeiro semestre e acabou perdendo espaço na disputa por posição.
Desafios de Cuca em relação ao elenco na reapresentação
Enquanto promove mudanças no elenco, Cuca terá pela primeira vez desde seu retorno ao Santos um período prolongado apenas para treinamentos. O treinador contará com cerca de um mês de preparação antes do próximo compromisso oficial da equipe.
A reapresentação ainda deve marcar o retorno de jogadores que estavam no departamento médico. Gabriel Menino, João Schmidt e Thaciano, que encerraram o primeiro semestre lesionados, têm expectativa de voltar a treinar normalmente com o restante do elenco.


